terça-feira, 17 de março de 2009

O Programa Escola da Família

O Programa Escola da Família iniciou suas atividades em 23 de agosto de 2003, regulamentado pelo Decreto nº 48.781 de 07/2004 (Anexo I), e tem como objetivo a abertura das escolas públicas estaduais, aos finais de semana, com o propósito de promover aos jovens e suas famílias, um espaço voltado à prática da cidadania, onde são desenvolvidas atividades sociais, educativas, culturais e esportivas.



Essa iniciativa conta com a cooperação técnica da UNESCO - Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura –, cujos princípios favorecem uma política positiva para a construção de uma cultura de paz, promovendo o desenvolvimento social no conjunto das comunidades.


O objetivo do Acordo de Cooperação Técnica firmado entre a SEE – Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo e a UNESCO é o de desenvolver ações de natureza preventiva à vulnerabilidade juvenil, colaborando para o desenvolvimento de atitudes e comportamentos compatíveis com uma trajetória saudável de vida, nas Escolas da Rede Pública Estadual de São Paulo, contando com a participação de toda a sociedade e incentivando a atuação de todos na criação do bem coletivo.


Desde sua abertura, o Programa vem colaborando para a redução dos índices de violência nas escolas e em seu entorno, contribuindo para a construção de novas relações com as suas populações. Podemos tomar como referência o levantamento da Secretaria de Estado da Educação, em que os registros de ocorrência de violência nas escolas, entre 2003 e 2006, caíram em 39,5%.

As atividades do Programa são orientadas pelos seguintes princípios:
· inclusão social;
· respeito à pluralidade cultural;
· ampliação dos horizontes culturais;
· participação e responsabilidade social;
· promoção da qualidade de vida.



Programa Bolsa-Universidade
Instituições de Ensino Superior em todo o Estado mantêm convênio com a Secretaria de Estado da Educação. Com isso, o Programa Escola da Família conta atualmente com cerca de 20 mil estudantes universitários, participantes do Programa Bolsa-Universidade, todos ex-alunos da Rede Pública Paulista de Ensino. O convênio garante aos universitários 100% de gratuidade, sendo que 50% da mensalidade é paga pelo Estado, limitada a um teto de R$ 267,00/mês, renovável semestralmente, e o restante financiado pela própria Universidade. Os universitários são beneficiados com o bolsa-universidade e, como contrapartida, regressam à sua origem – a escola pública – com o objetivo de contribuir para a comunidade local, desenvolvendo atividades sócio-educativas. Além disso, o Programa Bolsa-Universidade contribui para fortalecer o vínculo entre conhecimento acadêmico e prática social, enriquecendo a formação dos futuros profissionais, especialmente no que tange à questão da responsabilidade coletiva. Muitas são as oportunidades para que os universitários apliquem os conhecimentos adquiridos na universidade junto à comunidade, trazendo para as aulas de sua graduação questionamentos que servirão para embasar sua prática. O Programa Bolsa-Universidade também se configura como parte da diretriz de inclusão social, assumida pela SEE.


(Manual Operativo - 2008)

Nenhum comentário:

Postar um comentário